Paraná registra melhor evolução na educação estadual em todo o Brasil

Na avaliação do Ideb, estado lidera ranking nacional nos anos iniciais e mostrou maiores índices de crescimento em outros dois cenários; investimentos e tecnologia são os principais fatores

A educação pública em escolas estaduais do Paraná foi a que mais evoluiu de forma geral nos últimos anos, de acordo com dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), criado pelo governo federal para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas. Nos cenários avaliados pelo Ideb – ensino fundamental e médio – o Paraná tem o melhor índice geral do país ou a melhor evolução de um período para outro.

A evolução ocorreu graças principalmente a dois fatores: investimentos e direcionamento de recursos. Nos últimos anos, o Paraná investiu R$ 1 bilhão em educação pública. Boa parte desses recursos foram aplicados em tecnologia para a infraestrutura das escolas e em conteúdos ligados às necessidades atuais, como educação financeira, inglês e tecnologia. O objetivo é educar os estudantes para as profissões do século 21 e fazer com que o Paraná seja um estado bilíngue. Com isso, os alunos poderão competir não apenas com alunos de colégios particulares, mas com jovens de todo o mundo.

Em termos de aprendizado, a tecnologia aplicada na educação vai proporcionar aulas de programação – que deve entrar na grade curricular do ensino médio – e robótica (no contraturno escolar). Além disso, é possível ter aulas de inglês através de um aplicativo de celular, melhorar a prática de redação e ter aulas de reforço.

No caso da infraestrutura, o objetivo é que todas as salas de aula do Paraná tenham wifi de qualidade e acessos liberados para sites educacionais através internet por fibra ótica. Além disso, a partir de 2022 as matrículas poderão ser feitas 100% online – o aluno que não conseguir fazê-la pode comparecer à secretaria da sua escola. E já existe o APP Escola Paraná, um sistema em que o usuário consegue visualizar tudo sobre o aluno e que possibilita a aproximação dos pais nas escolas.

Pandemia

A tecnologia fez com que o Paraná se tornasse o primeiro estado a adotar aulas on-line durante a pandemia da Covid-19. Com isso, foi possível deixar o calendário acadêmico em dia. Nesse sentido, o Paraná foi na contramão de vários outros estados que não investiram na educação. Além disso, programas de reforço foram implantados com a volta dos estudantes às aulas presenciais.

Hoje a rede estadual de educação do Paraná conta com 1 milhão de alunos entre a 5ª série do ensino fundamental até 3° ano do ensino médio. São ao todo 2.100 escolas, todas com TV e computador para ajudar os professores e alunos nas aulas.


FONTE: bemparana.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *